quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Alunos da região do Vale do Paraíba levam projetos inovadores à feira científica e tecnológica em SP

Mostra Paulista de Ciências e Engenharia reúne trabalhos criados por estudantes da rede estadual como semáforo sustentável e bengala com GPS
         A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo será representada na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP) por 28 projetos inovadores desenvolvidos por alunos da rede estadual, sendo 5 deles da região do Vale do Paraíba. O evento, promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro e reúne os projetos pioneiros de estudantes do Ensino Médio, como o da produção de saque de pinhão criado por alunos de Campos do Jordão e o trabalho que detecta as propriedades bacteriológicas da grama produzido em Tremembé. 
        Na MOP, são ao todo 123 projetos feitos por representantes de escolas estaduais, particulares, Centro Paulo Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Senai. Todos serão avaliados por um júri técnico e os trabalhos da rede estadual são candidatos de destaque. O Sinal Verde, por exemplo, foi criado por alunos daEscola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, em São José dos Campos, e também representará o Brasil na feira de Nova York que acontece em junho.
        Neste projeto, os alunos entre 15 e 16 anos desenvolveram uma lombada geradora de energia. O sistema foi projetado durante as aulas de iniciação científica oferecidas nas Escolas de Tempo Integral e tem o objetivo de manter os semáforos ligados de modo sustentável e sem interrupções, em caso de falta de energia. Também estão na feira a bengala com GPS idealizada para a melhor locomoção dos deficientes visuais, um repelente ecologicamente correto, projetos de reuso da água, entre outras inovações criadas pelos alunos da rede estadual.
        O intuito da mostra é incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de estudantes. "As escolas são espaços que estimulam os alunos a criarem. Os trabalhos científicos produzidos pelos nossos estudantes mostram que estamos no caminho certo ao associar novas ferramentas de aprendizagem ao projeto de vida dos jovens", diz o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Em novembro, a Secretaria realizou a primeira Feira de Científica das Escolas com o Novo Modelo de Tempo Integral e apresentou 151 inovações tecnológicas produzidas pelos alunos da rede. Destes projetos, 18 estão na MOP. Durante o ano letivo, os jovens foram incentivados a pensar em propostas que ajudassem a comunidade e ainda fossem pioneiras na utilização de recursos de tecnologia. O resultado são trabalhos nas áreas de meio ambiente, ciências exatas, biológicas e humanas.
Serviço:
Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP
Local: CATAVENTO Cultural e Educacional Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Centro - São Paulo
Data: 4, 5 e 6 de dezembro, das 9h às 16h
Confira a lista de trabalhos no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário